Arte_Apostila_2ano_4b
CIEP 341 - VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
Professora: Rose Amaral
Disciplina: Arte
Aluno(a): __________________________________ N°____ Turma: _______
Apostila de Arte (4° BIMESTRE)
Espaços Culturais
Os espaços culturais como museus, teatros, casas de espetáculos, arquivos públicos, centros de documentação, cinemas e centros culturais – são locais de trocas e de disseminação da cultura.
Museu
Instituição que conserva, investiga e expõe conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, aberto ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.
Teatro
O teatro é um lugar ou edifício destinado à apresentação de obras dramáticas, óperas ou outros espetáculos públicos.
Casa de espetáculos
Casa de espetáculos, casa de eventos, ou casa de shows são denominações dadas a qualquer local utilizado para a realização de concertos ou apresentações musicais. Variam em localização e tamanho, indo de conchas acústicas e coretos a estádios esportivos.
Arquivos Públicos
As funções básicas dos arquivos são a guarda e a preservação dos documentos, visando a sua utilização.
Centro de Documentação
Um centro de documentação pode reunir acervos de Arquivologia, Museologia e Biblioteconomia, e adquirir as características do material que preservam.
Sala Histórica / Salão Histórico
Espaço cultural que apresenta exposição de longa duração que abrange coleções de objetos, fotografias, documentos e demais peças ligadas à história da organização militar.
Sítio Histórico
Patrimônio natural e cultural preservado e valorizado por haver ocorrido no local algum fato relevante, ligado à história do país.
Cinema
Cinema consiste na arte de produzir obras estéticas, narrativas ou não, utilizando a técnica de projetar fotogramas de forma rápida e sucessiva, criando a impressão de movimento. Um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento das artes foi a invenção da fotografia, principalmente da fotografia animada.
Centro Cultural
Um centro cultural é um espaço que permite a participação em atividades culturais. Estes centros têm o objetivo de promover a cultura entre os habitantes de uma comunidade.
Atividades
Cite um valor de algo a ser exposto em um museu.
O que se realiza em uma casa de espetáculos?
Quais são as funções básicas dos arquivos públicos?
Qual é a técnica utilizada pelo cinema?
Qual é o objetivo do centro cultural?
O Ensino de Arte na Educação Formal, Não – formal e Informal
A educação informal é uma forma de aprendizagem que realizamos tanto na função de aprendizes ou formadores, ocorre durante toda a vida e acaba por ser um processo contínuo e permanente.
A Educação informal ocorre sem um planejamento específico e muita das vezes sem darmos conta dela, faz parte de um conhecimento vindo dos meios familiares, amizade, trabalho, meios midiáticos e espaços públicos.
Temos, portanto por outro lado a Educação formal que consiste em um tipo de educação organizada promovida pelas escolas, que tem uma sequência prévia e trabalha com a função de organizar espaços de aprendizagem que contribui para a formação de cidadãos.
A Educação formal deve contribuir para a aprendizagem do aluno com ema responsabilidade de proporcionar aos estudantes uma cidadania crítica e participante, e o ensino da Arte formal tem como dar suporte para os educadores terem acesso aos conhecimentos culturais básicos e necessários para uma pratica social transformadora, que possibilite uma saber.
Sendo assim a função da Arte na Educação formal assume a responsabilidade e compromisso de ampliar o conhecimento dos domínios estéticos e artísticos. A importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. São enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento contemporâneo.
Valorizar a produção do aluno é compreender a dimensão epistemológica da Arte: o conhecimento em arte não se dá apenas na escola, pois os repertórios imagéticos que os alunos carregam são objetos a serem conhecidos. No ambiente escolar, o conhecimento em arte não deve priorizar, apenas as imagens consagradas universalmente. Os lugares de origem dos alunos
e suas famílias — trazem imagens que são ricas em informação cultural que favorecem discursos e reflexões acerca da diversidade, da pluralidade cultural e da importância social da imagem. Fotografias, filmes, convites, desenhos, mapas e outros atestam a importância que os vários modos de se registrar determinados momentos implicam questões sociais, culturais e antropológicas. As relações que o aluno pode estabelecer entre sua produção e o que está na galeria, nos museus, nos catálogos ou em outros dispositivos é um exercício rico que pode promover conhecimentos consistentes e, principalmente, a valorização do ensino-aprendizagem
que, consequentemente exige do professor reflexões acerca de sua própria formação.
Diferentes formas de ensino são classificadas na literatura como: educação formal, educação não-formal e educação informal.
A educação formal pode ser resumida como aquela que está presente no ensino escolar institucionalizado cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturado, e a informal como aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, através de experiência diária em casa, no trabalho e no lazer.
A educação não-formal, porém, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino.
A educação formal tem objetivos claros e específicos e é representada principalmente pelas escolas e universidades. Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinadas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos ministérios da educação.
A educação informal é aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, através de experiência diária em casa, trabalho ou lazer.
É necessário aproximar a arte e a cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento contemporâneo.
Atividades
A educação informal é um processo contínuo e ____________.
Educação formal que consiste em um tipo de educação ____________ promovida pelas ______________.
Qual é a responsabilidade assumida pela educação formal?
Relacione:
A- Educação formal.
B- Educação não-formal.
C- Educação informal.
( ) Organizada, sistemática e fora do ambiente escolar.
( ) Representada pelas escolas e universidades.
( ) Adquirida com experiência diária em casa, trabalho ou lazer. .
Fonte: sandrammanacleto.blogspot.com
Sarau
A palavra sarau do vem do latim seranus, que dá origem à palavra galega serao e, mais tarde, serão, em português.
Sarau é um evento cultural em que as pessoas se encontram para se manifestar artisticamente. Em geral, o evento envolve dança, poesia, leitura de poemas, histórias, música, teatro e artes plásticas.
Estratégias de memorização
Você pode trabalhar com os estudantes algumas estratégias, por exemplo:
• declamar ou ler com eles o poema inteiro durante alguns dias consecutivos;
• declamar e pedir que repitam verso por verso;
• declamar junto com os alunos à medida que vão memorizando o texto;
• ouvir declamações de poetas em áudio;
Oriente a turma a organizar o repertório que vão apresentar. Os estudantes podem optar por ler ou declamar alguns poemas individualmente, outros em duplas, pequenos grupos ou até apresentar um poema coletivamente.
Também podem usar outros recursos na apresentação, como: instrumentos para marcar o ritmo; imagens estáticas ou em movimento que possam enriquecer a apresentação do poema; movimentos sincronizados para enfatizar uma imagem do texto; etc.
Se houver alunos que tocam instrumentos musicais ou cantam, estimule-os a apresentar seus talentos e acompanhar as leituras e declamações dos colegas. Trazer outras modalidades artísticas – como esquetes teatrais, desenhos, pinturas, esculturas – elaboradas pelos estudantes também enriquecerá o sarau.
Preparação
Envolva toda a turma na organização do evento, definindo: o local, o dia e o horário em que acontecerá; a produção dos convites, as formas de divulgação e quem serão os convidados; os recursos que serão usados nas apresentações etc. Se forem utilizar aparelhos para amplificar o som, é necessário treinar o uso do microfone. É preciso saber: como posicioná-lo diante da boca; a distância que se deve tomar para que a voz não fique estridente, ou para que não se produzam sons desagradáveis no meio da fala; como se posicionar caso o microfone esteja num pedestal; cuidados para não se enroscar no fio, entre outros.
O grupo deverá divulgar o evento e enviar os convites com pelo menos uma semana de antecedência. No dia do sarau, o espaço deve estar preparado. É interessante decorar o local com poemas ilustrados pelos alunos ou outras obras artísticas.
Fonte: cenpec.org.br
Atividades
1) O que significa a palavra sarau?
2) Em geral, que atividades são apresentadas em um sarau?
3) Cite uma estratégia de memorização.
4) O que é interessante usar para a decoração de um sarau?
Oficinas de Arte
A atividade com a arte, através de oficinas criativas, oferece, como resultado, a possibilidade de abrir caminhos para o reencontro do ser humano consigo mesmo, na conquista gradativa do seu potencial natural, que permite avançar a consciência aprimorando um estilo de vida em sintonia com a própria personalidade.
As Oficinas de Artes têm como objetivo estimular a aptidão artística e a desenvoltura social por meio de oficinas artísticas (teatro, música, dança e origami).
Durante a Oficina de Arte as crianças devem ter acesso a tintas e serem estimuladas a pintar com materiais não-convencionais, como canudos ou algodão. Além disso, os pequenos podem praticar o desenho em telas ou divertir-se com a pintura no rosto. Outro exercício que pode ser desenvolvido é a leitura de imagens, feita por meio da descrição de fotos. Essa dinâmica é muito importante, pois ajudará, nos anos seguintes, no desenvolvimento da escrita.
A realização de atividades práticas envolvendo a arte é algo extremamente importante. Nesses momentos as crianças expressam suas emoções e demonstram o que estão sentindo.
Atividades
As oficinas de arte possibilitam a abrir caminhos para o _____________ do ser humano __________ mesmo.
Qual é o objetivo das oficinas de arte?
Como receber um evento artístico na escola
Ao receberem um espetáculo na escola, os alunos ganham a oportunidade de estarem perto dos artistas e interagirem com eles em seu ambiente. É uma quebra de rotina muito interessante e estimulante. Para facilitar a leitura, vou usar o termo companhia para designar o contratado.
Passos para oferecer um evento artístico:
1) Pesquisar antes de escolher: Busque referências em blogs e outras ferramentas. Assista uma apresentação ao vivo do espetáculo que quer contratar. Só assim você terá a noção real do que estará oferecendo aos seus alunos. Se isso não for possível, solicite à companhia um vídeo sem ou com pouca edição.
2) Adequação às idades: Muitas escolas cometem a falha de contratar um único espetáculo para todas as faixas etárias. A arte fala a todos, mas existem diversos aspectos na construção de um espetáculo que são direcionados para determinadas idades. A questão financeira não deve falar mais alto. Misturar muito as faixas etárias pode colocar em risco o aproveitamento de todos.
3) Número de crianças por espetáculo: Quando o número de crianças que um espaço comporta é excedido, todos são prejudicados. A concentração torna-se fraca, os burburinhos aumentam. Os professores e auxiliares não dão conta de ajudar as crianças com as saídas para o banheiro ou com a disciplina. Fica inviável que eles próprios prestem atenção e participem da atividade. A visão e audição ficam prejudicadas e, por consequência, o entendimento. A solução proposta é que seja negociada uma contratação do número de apresentações necessárias para atender a todos os alunos.
4) Local de apresentação: Como muitas escolas não possuem teatro ou anfiteatro, esse tipo de evento é realizado no pátio ou quadra poliesportiva. A acústica das quadras não é adequada para a maioria dos espetáculos, pois o som reverbera muito, fazendo com que o entendimento da fala e da trilha sonora fiquem prejudicados. Nesse caso, o ideal é encontrar na escola uma sala ampla, ou mesmo um pátio que tenha uma acústica mais favorável.
4) Necessidades técnicas: Além do mapa de palco, solicite à companhia uma lista dos equipamentos que serão utilizados. Caso o evento não seja realizado em teatro ou anfiteatro, provavelmente não utilizará sistema de iluminação. Verifique, antes de contratar, qual equipamento de som será utilizado e se a equipe contratada disponibilizará o mesmo ou se a escola será responsável por providenciá-lo.
6) Divulgação e atividades pós-evento: Solicite à companhia um material básico para divulgação (como release do projeto e fotos) junto aos professores, alunos e pais.
Fonte: direcionalescolas.com.br
Atividades
Por que é necessário assistir o espetáculo antes de trazê-lo para a escola?
Misturar muito as faixas _________ pode colocar em risco o _______________ de todos.
Qual é a solução para evitar um número excedido de alunos para um espetáculo?
O melhor lugar para apresentação de um espetáculo é a quadra da escola.
( ) Falso. ( ) Verdadeiro.
Além do _______ de palco, solicite à companhia uma lista dos ___________ que serão utilizados.
Solicite à companhia um material básico para _____________.
A Arte e as Práticas Pedagógicas
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino das artes na educação infantil possui o intuito de trazer a expressividade de diferentes linguagens artísticas, promovendo nas crianças um olhar perceptivo, a sensibilidade e a expressividade de diferentes formas.
Por meio da realização de atividades artísticas, a criança desenvolve sentimentos como a autoestima e desenvolve habilidades específicas de cada tipo de arte.
Música
A música tem feito parte do currículo pedagógico da educação infantil pela importância que representa no desenvolvimento da criança. É utilizada em áreas como a intelectual, auditiva, sensorial, da fala e a motora.
A linguagem musical é universal e as crianças que vivem em contato com a música obtêm vários benefícios, como: conviver melhor com outras crianças, aprender a relaxar e estimular a sua capacidade auditiva.
Literatura
A leitura infantil é uma das atividades mais enriquecedoras do mundo. Desenvolve habilidades cognitivas, como a memória, a linguagem e a imaginação.
Os livros permitem que as crianças descubram um mundo de sonhos e diversão. A leitura precoce e focada de maneira lúdica faz com que as crianças a compreendam como uma forma de entretenimento.
O desenho e a pintura
O desenho e a pintura são atividades artísticas que facilitam e permitem que a criança melhore em muitas áreas. Entre outras coisas, ajudam a desenvolver a psicomotricidade fina, a criatividade e aumentam a autoconfiança.
Teatro
No teatro infantil, as crianças encenam peças nas quais têm que se colocar no lugar de pessoas muito diferentes delas. Assim, podem se identificar com os personagens aprendendo com sua experiência. O teatro também pode abrir as portas para a imaginação e a criação.
Expressão corporal
Através do movimento e da linguagem corporal, as crianças melhoram e favorecem seu desenvolvimento físico: o crescimento saudável do corpo, a segurança em seu manuseio, a flexibilidade e o desenvolvimento de habilidades naturais para se mover, correr, pular e girar. Elas também adquirem o equilíbrio, a coordenação e o controle necessário para seu desenvolvimento evolutivo.
Fonte: fadc.org.br
Atividades
De acordo com a BNCC, o que o ensino das artes na educação infantil promove?
A linguagem musical é universal.
( ) Falso. ( ) Verdadeiro.
Que habilidades cognitivas a literatura desenvolve?
Através do movimento e da linguagem _____________, as crianças melhoram e favorecem seu desenvolvimento físico.







Comentários
Postar um comentário