A Contação de Histórias no Ensino Fundamental
A Contação de Histórias no Ensino Fundamental
Muitos professores ainda têm uma visão de que a contação de história se destina exclusivamente à Educação Infantil, por isso se restringem a aplicá-la nas outras séries. Mas quando voltamos o nosso olhar para perceber que o uso da contação de história vem sendo esquecida, não sendo utilizada em sala de aula, percebe-se a possibilidade de que, sem o uso dessa ferramenta, se tem a ideia de que existe uma lacuna não preenchida por professores nesse nível de ensino.
A contação de histórias em sala de aula pode ser trabalhada de diversas formas, desde a leitura de um conto até aprender sobre povos e sua cultura, despertando na criança valores como honestidade, amizade, verdade e justiça, levando as mesmas a ter consciência do convívio em sociedade.
A contação de histórias pode ser considerada como uma estratégia pedagógica, já que ela desperta a imaginação para a leitura e escrita, além de estimular nos alunos o gosto pela leitura.
A contação de histórias gera uma aprendizagem participativa e marcante para os alunos, pois essa ferramenta pedagógica contribui tanto para o trabalho docente, como, principalmente, para o aprender dos alunos, estimulando sua criatividade e imaginação.
Ela tem um espaço garantido no Ensino Fundamental, pois contribui para o aprendizado do alunado, tornando-se assim, um momento de prazer de todos os envolvidos.
Atividades
Coloque V para verdadeiro e F para falso.
A- ( ) A contação de histórias se destina exclusivamente à Educação Infantil.
B- ( ) A contação de histórias em sala de aula pode ser trabalhada de diversas formas.
C- ( ) A contação de histórias não pode ser considerada como uma estratégia pedagógica.
D- ( ) A contação de histórias gera uma aprendizagem participativa e marcante para os alunos.
Fonte: k.G. da Silva Santos



Comentários
Postar um comentário