História da Arte: Pré-História, Egito, Grécia, Roma, Românico e Gótico
HISTÓRIA DA ARTE
A história da arte é considerada um campo do conhecimento que envolve
diversas formas de expressão artística resultante de toda a trajetória do ser humano no mundo.
Pré-Histeória: As pinturas paleolíticas eram realistas e sem movimento. As figuras neolíticas eram mais estilizadas, representação de vida coletiva e com movimento.
Egito: A arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil (Lei da Frontalidade). A arquitetura era monumental.
Grécia: A arte grega valorizava especialmente as ações humanas, expressava um ideal de beleza e tinha o homem como centro do universo.
Roma: Foi inicialmente influenciada pela arte grega. Mas, junto com a expressão da beleza, os romanos preocupavam-se com a expressão da realidade vivida. Duas grandes inovações dos romanos foram o retrato e o relevo histórico. As construções romanas eram monumentais.
No Período Românico as figuras eram estilizadas (simplificadas) e as cores chapadas. A escultura tinha a finalidade de inspirar devoção e temor, para evitar o pecado.
No Período Gótico a pintura era realista e detalhista, com muito azul, ocre e dourado. A arquitetura era dinâmica e graciosa, com linhas verticais voltadas para o céu.
Atividades
Como eram as pinturas do Período Paleolítico?
Como era a arquitetura egípcia?
O que a arte grega valorizava?
Qual era a finalidade da escultura românica?
Como era a pintura do Período Gótico?



Comentários
Postar um comentário