Coreografia
Coreografia é a estrutura dada aos movimentos de dança para expressar determinada ideia.
O momento em que elaboramos a coreografia, manipulando os elementos da dança, combinando formas e os fatores de movimento, construindo as ações e os relacionamentos, incorporando os sons e o ritmo, enfim, é o momento da composição, o momento em que elaboramos a produção da dança, a qual o produto desse processo é a coreografia.
A criação coreográfica se baseia em três vértices do triângulo da composição: o imaginário criativo, corpo cênico (bailarinos, figurinos e cenários) e movimento estruturado (individual ou em grupo). Sabendo-se que o processo inicia através de táticas direcionadas ao vértice do triângulo o “imaginário criativo”, com base nas ideias iniciais.
Quando pensamos que está terminada a criação, ainda podemos prosseguir mantendo-se em estado de escuta. Observe a composição que você criou, fazendo-se alguns questionamentos como: Suas ideias estão claras e fazem sentido pra você? A construção está coerente com o que você almejava? O que era pessoal agora pode ser considerado universal? Os intérpretes apropriaram-se dos movimentos e das intenções que compõem a coreografia? O uso e a exploração do espaço estão adequados? Sua estrutura é interessante e inovadora? Fazendo assim, uma revisão geral da composição, realizando os devidos ajustes.
Atividades
O que é coreografia?
Quais são os três vértices em que se baseia a coreografia?
Cite uma pergunta que o coreógrafo deve fazer a si mesmo após terminar uma coreografia.
Fonte: efdeportes.com
.webp)


Comentários
Postar um comentário