Articulação do conceito de arte agregando seu entendimento aos outros componentes curriculares

 




Articulação do conceito de arte agregando seu entendimento aos outros componentes curriculares


      A interdisciplinaridade é um conceito amplamente debatido e compreendido como importante na vida escolar. Assim, os conhecimentos trabalhados na escola não existem de forma isolada, e esse entendimento contribui para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e produtivas. Um dos exemplos é a disciplina Arte, que surge como um ponto de ligação entre diversas disciplinas.

    O benefício maior da interdisciplinaridade é que o mundo não é disciplinar. O ser humano aprende de múltiplas formas. Um conteúdo nunca se reduz a sua aplicabilidade imediata.  A expressão artística do ser humano, em suas diferentes formas, permite deliberar em torno de conceitos trabalhados durante todo o Ensino Fundamental.

      A arte, em um sentido amplo, faz parte da cultura. E o aluno tem acesso à arte sem necessariamente trabalhar isso na escola.  Entretanto, a Arte não se limita a ser um tema complementar das outras disciplinas. A arte é um campo do saber. Tem metodologia específica e objetivos de aprendizagem, como qualquer outro componente. Não se pode dizer apenas que a arte está em tudo, pois assim se abre mão de um campo do saber. 

     A relação direta da Arte com os mais variados campos da ciência possibilita a realização de tarefas que fazem com que o aluno coloque a mão na massa. Com isso, sua capacidade criativa é exercitada, ao mesmo tempo que alguns conceitos vão sendo explorados. Uma maquete em Geografia, por exemplo, um desenho geométrico em Matemática, uma música em Língua Portuguesa.  

Alguns conceitos físicos/matemáticos que podem ser abordados do ponto de vista artístico:

Proporção/Escala (Matemática), por meio de representações e esculturas;

Formação de cores (Física), através das Artes Plásticas;

Geometria, também por meio das Artes Plásticas;

Acústica/Ondulatória, com ajuda da Música;

Perspectiva e Simetria, pelas Artes Plásticas.

    Bruno Bueno, professor de Física do Colégio Marista Anjo da Guarda, optou por obras de pintura e escultura para aplicar aos alunos alguns conceitos de ótica. Foram estudados artistas como Kumi Yamashita, Michel Ocelot e Mary Temple. Os alunos tiveram que desenvolver um trabalho de silhuetas. A obra de arte em si, apareceria após a incidência da luz em um determinado ângulo e, como consequência, pela formação da sombra. Além de uma obra artística autoral, os estudantes entregaram um relatório de observação, em que relacionaram a obra com os fenômenos físicos aplicados ou observados. 

    O trabalho interdisciplinar em qualquer condição que seja aplicado é extremamente rico para o processo de aprendizagem. Além de enriquecer a proposta, ele ajuda a desmistificar o conceito de que cada matéria é independente.

     A aplicação da arte como elemento de aprendizagem causa um maior envolvimento dos alunos. 

       Não há disciplinas isoladas e os alunos se interessam por assuntos diferentes. Correlacionando diferentes áreas é possível atingir pessoas com aptidões e afinidades diferentes em um mesmo projeto.

     

Atividade


  1. A arte é um ponto de ligação entre diversas disciplinas. 

(  ) Falso.  (  ) Verdadeiro.


  1. Cada matéria é independente. 

(  ) Falso.  (  ) Verdadeiro.   


  1. A Arte é um tema complementar das outras disciplinas.

(  ) Falso.  (  ) Verdadeiro.


  1. A arte é um campo do saber. 

(  ) Falso.  (  ) Verdadeiro.


  1. Correlacionando diferentes áreas é possível atingir pessoas com aptidões e afinidades diferentes em um mesmo projeto.

 (  ) Falso.  (  ) Verdadeiro.   



Fonte: brinkmobit.com.br 



Comentários

Postagens mais visitadas